tipos de óleo

Saiba quais são os principais tipos de óleo de motor e quais suas principais características. 

Óleo Sintético

O óleo sintético é aquele completamente fabricado em laboratório, daí a origem do seu nome. Ele é feito para resistir a uma quilometragem maior que a dos outros tipos de óleo de motor.

Por essa resistência, o óleo sintético é mais indicado para veículos que ficam muito tempo na estrada, percorrendo maiores distâncias, e também para carros mais novos.

A durabilidade do óleo sintético é a maior entre os tipos de óleo de motor, entre 15 e 20 mil quilômetros, mas não é indicado para todos os veículos. Na dúvida, a dica é conferir o manual do automóvel.

Óleo Mineral

O óleo mineral é um derivado do petróleo que passa por um tratamento depois de extraído. Ele é mais barato que as outras variedades por exigir menos gasto na produção, mas também tem uma durabilidade menor, de só 5 mil quilômetros.

Por conta do seu preço baixo, ele é indicado para carros mais antigos, que naturalmente precisam trocar o óleo com maior frequência.

Em geral, o óleo mineral também não tem a mesma capacidade de limpeza da borra que outros tipos de óleo de motor possuem. Isso não é um problema se ele for usado na viscosidade certa, principalmente se você tiver o costume de trocar o filtro com regularidade, o que é essencial para não juntar impurezas.

Óleo Semi sintético

O óleo semissintético é uma mistura de uma base sintética com o óleo mineral. O resultado é um meio termo entre os dois, o que pode ser bom para motores que lubrificam melhor com o derivado do petróleo, mas precisam de benefícios que só estão disponíveis no produto feito em laboratório.

É comum associar o óleo semissintético com caminhonetes, que tem motores mais potentes e funcionam melhor com a viscosidade do óleo natural, mas são beneficiadas pela base sintética na limpeza de borra.

O ideal, no caso de cada carro, é sempre seguir o manual do proprietário. Vale lembrar que essa indicação é normalmente associada a carros novos. Se o seu carro é mais antigo ou você perdeu o manual, converse com o responsável pela troca no posto para decidir qual usar.

Viscosidade do óleo 

O que é ?

 Viscosidade do óleo é uma das características mais importantes a se considerar na hora de escolher o melhor óleo lubrificante para o carro do cliente. Ela representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido os óleos mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais fluidos.

SAE ?

SAE é uma sigla para a organização americana Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Essa instituição criou o parâmetro SAE para padronizar e classificar o grau de viscosidade dos óleos lubrificantes.

Multiviscosidade

São lubrificantes que dão mais tempo de vida útil ao motor, formam menos borra e rendem mais.

Uma das propriedades que permitiu essa melhoria é a multiviscosidade. A grande maioria dos óleos produzidos atualmente são multiviscosos: isso quer dizer que eles são capazes de apresentar fluidez diferentes de acordo com a temperatura do motor.

tipos de óleo

Saiba quais são os principais tipos de óleo de motor e quais suas principais características. 

Óleo Sintético

O óleo sintético é aquele completamente fabricado em laboratório, daí a origem do seu nome. Ele é feito para resistir a uma quilometragem maior que a dos outros tipos de óleo de motor.

Por essa resistência, o óleo sintético é mais indicado para veículos que ficam muito tempo na estrada, percorrendo maiores distâncias, e também para carros mais novos.

A durabilidade do óleo sintético é a maior entre os tipos de óleo de motor, entre 15 e 20 mil quilômetros, mas não é indicado para todos os veículos. Na dúvida, a dica é conferir o manual do automóvel.

Óleo Mineral

O óleo mineral é um derivado do petróleo que passa por um tratamento depois de extraído. Ele é mais barato que as outras variedades por exigir menos gasto na produção, mas também tem uma durabilidade menor, de só 5 mil quilômetros.

Por conta do seu preço baixo, ele é indicado para carros mais antigos, que naturalmente precisam trocar o óleo com maior frequência.

Em geral, o óleo mineral também não tem a mesma capacidade de limpeza da borra que outros tipos de óleo de motor possuem. Isso não é um problema se ele for usado na viscosidade certa, principalmente se você tiver o costume de trocar o filtro com regularidade, o que é essencial para não juntar impurezas.

Óleo Semi Sintético

O óleo semissintético é uma mistura de uma base sintética com o óleo mineral. O resultado é um meio termo entre os dois, o que pode ser bom para motores que lubrificam melhor com o derivado do petróleo, mas precisam de benefícios que só estão disponíveis no produto feito em laboratório.

É comum associar o óleo semissintético com caminhonetes, que tem motores mais potentes e funcionam melhor com a viscosidade do óleo natural, mas são beneficiadas pela base sintética na limpeza de borra.

O ideal, no caso de cada carro, é sempre seguir o manual do proprietário. Vale lembrar que essa indicação é normalmente associada a carros novos. Se o seu carro é mais antigo ou você perdeu o manual, converse com o responsável pela troca no posto para decidir qual usar.

Viscosidade do óleo 

O que é ?

 Viscosidade do óleo é uma das características mais importantes a se considerar na hora de escolher o melhor óleo lubrificante para o carro do cliente. Ela representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido os óleos mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais fluidos.

SAE ?

SAE é uma sigla para a organização americana Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Essa instituição criou o parâmetro SAE para padronizar e classificar o grau de viscosidade dos óleos lubrificantes.

Multiviscosidade

São lubrificantes que dão mais tempo de vida útil ao motor, formam menos borra e rendem mais.

Uma das propriedades que permitiu essa melhoria é a multiviscosidade. A grande maioria dos óleos produzidos atualmente são multiviscosos: isso quer dizer que eles são capazes de apresentar fluidez diferentes de acordo com a temperatura do motor.

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