O sistema de amortecimento é uma das peças fundamentais do veículo, e deve estar em um ótimo estado para não prejudicar a dirigibilidade do veículo. Mas quando trocar o amortecedor de carro? Por que fazer isso?

Realizar o processo de manutenção periódica dos amortecedores e suspensão do carro ajudam a manter e conservar de várias outras peças que fazem o carro funcionar. Os pneus, por exemplo, ficam carecas de forma mais rápida caso o amortecedor não esteja funcionando de forma adequada.

Para saber mais sobre como funciona a suspensão de um carro e quando é a hora certa de trocar amortecedor, confira esse post.

Como funciona a suspensão do carro ?

É essencial que algumas peças da mecânica de um carro sempre estejam funcionando bem. Suspensão e amortecedores são dois bons exemplos. A primeira, principalmente, é a peça responsável por sustentar toda a estrutura do veículo — junto aos amortecedores, eles trabalham, também, para minimizar os efeitos de valetas e buracos.

As molas são parte desse sistema. Trabalhando em conjunto com os amortecedores, sem elas o motorista iria sentir uma grande diferença ao trafegar com o seu carro em asfaltos irregulares. A suspensão do veículo também atua muito na hora do veículo realizar curvas.

Mas quando trocar os amortecedores ?

Amortecedores com problemas dificultam a direção de um veículo, fazendo com que o motorista fique mais exposto ao risco de acidentes. Há riscos de problemas na frenagem, aquaplanagem em dias chuvosos, comprometimento da estabilidade, dificuldade para fazer curvas e, em vias onde o solo é irregular, pode haver balanço excessivo do veículo.

Ruídos metálicos ou barulhos seco são comuns quando os amortecedores apresentam mal funcionamento. Isso se deve às batidas já não amortecidas pelo item e ao vazamento de óleo, que podem ser detectados quando existirem pingos de lubrificante na roda.Se algum dos lados do carro afundar mais facilmente ou o motorista identificar dificuldades para fazer curvas, é hora de levar seu veículo ao mecânico.

A manutenção preventiva e a revisão podem ser aliados do condutor, pois evita um desgaste prematuro dos pneus e aumenta a vida útil dos amortecedores e consequentemente, do carro. Uma importante dica é fazer o alinhamento do veículo sempre quando alguma alteração for feita, para evitar quaisquer surpresas desagradáveis.

Fique atento a barulhos na suspensão

Algumas dicas para melhorar a vida útil:

• Trafegue com cautela em pistas de solo irregular ou ruim.

• Evite trafegar com excesso de carga.

• Desacelere o veículo sempre que passar por quebra-molas e lombadas.

• Faça revisões periódicas em seu carro. Via de regra, a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

• Evite alterações nas características originais da suspensão, como rebaixamentos ou elevações.

• Leve seu carro somente a um mecânico de confiança.

Gostou ? Então venha nós fazer uma visita. E garanta o melhor atendimento e serviço para o seu carro.