Assim como o motor do veículo, o câmbio do carro também usa óleo lubrificante e a sua manutenção de troca é necessária.

Fundamental para o perfeito funcionamento do conjunto, o óleo de câmbio tem duas funções essenciais. O fluido opera como todo lubrificante, protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste, diminuindo os efeitos do atrito entre as partes móveis. Além disso, atua refrigerando e limpando o sistema.

Embora não seja do conhecimento da grande maioria dos motoristas, o óleo do câmbio precisa ser revisado. A manutenção preventiva deve ser feita de acordo com os prazos definidos para impedir problemas no câmbio.

Câmbio Manual

O Câmbio Manual também precisa de manutenção preventiva, necessário a substituição do lubrificante por tempo, casa haja se algum vazamento ou em caso de reparo. Por isso, fique sempre de olho se o carro apresenta perda de óleo e confira no manual do proprietário o prazo recomendado para realizar a verificação periódica do nível do lubrificante.

Além disso algumas montadoras e fabricantes também indicam a troca do câmbio manual por quilometragem, como por exemplo a Honda que sugere a troca com cerca de 40.000KM rodados, Fiat e Ford recomenda 120.000KM, a Chevrolet, Citroen, Renault, Peugeot recomendam 80.000KM, por isso é importante sempre estar atendo ao manual e as instruções do Fabricante.

Câmbio Automático

Filtro Câmbio Automático

Os câmbios automáticos em geral demandam uma atenção maior, e necessitam uma substituição periódica do óleo . A transmissão automática utiliza discos de fricção imersos em óleo, além do conversor de torque, que usa óleo em seu interior. O atrito por escorregamento pode provocar a contaminação do óleo por fragmentos, daí a necessidade de substituição.

A periodicidade das trocas varia bastante, depende da construção do sistema e também das especificações do lubrificante. As recomendações para as trocas variam entre determinada quilometragem ou tempo, como o óleo do motor. A checagem periódica do nível de óleo também ´muito importante, jamais utilize especificações diferentes das indicadas pela fabricante do carro, pois há o risco de mau funcionamento ou até mesmo a quebra da transmissão – cujo reparo tem custo bastante elevado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Câmbio Automático, marque sua revisão com a Só Óleo.