O bom funcionamento e a vida útil dos equipamentos do seu carro estão diretamente ligados às realizações periódicas de manutenção, recomendadas pelo fabricante.

As manutenções tem como finalidade garantir a operacionalidade plena do motor diesel, proporcionando uma melhor desempenho e rendimento do equipamento, evitando falhas, mantendo a média de consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes, além de prolongar a vida útil do motor . É recomendado seguir as orientações do fabricante, como descrito nos manuais de operação e manutenção e é importante ficar atento aos sinais do seu veículo, para evitar danos no equipamento.

Se compararmos os benefícios entre os métodos de manutenções e os prejuízos causados pela falta das mesmas, a mais viável e mais segura é a manutenção programada, sendo ela preventiva ou preditiva, com isso garantindo a máxima eficiência do equipamento dentro de uma faixa de custos premeditada e segurança controlada. Isso porque, nesses motores, o processo de queima do combustível funciona de uma forma um pouco diferente, utilizando mais compressão e menos ignição. Isso sem contar que o diesel é muito mais viscoso, grosso e oleoso do que a gasolina, o que torna o processo de manutenção bem mais delicado e arriscado.

1. Faça revisões periódicas

É fundamental que você faça as revisões periódicas. Veículos com motor a diesel costumam ser mais caros que os convencionais. Desse modo, mantê-los em condições adequadas é um ponto chave para o melhor desempenho e evitar prejuízos financeiros;

2.Troque os filtros de óleo dentro do tempo

Diferente dos motores a gasolina, quando a troca dos filtros de óleo normalmente ocorre a cada 10 mil quilômetros, o veículo movido a diesel requer a troca antes.

De acordo com nossa equipe técnica a troca dos filtros de SV’s, caminhonetes e vans deve ocorrer a cada 5 mil quilômetros (o que pode variar de acordo com o modelo). O diesel é um combustível mais “pesado” e com uma maior concentração de enxofre, o que sobrecarrega os filtros mais rapidamente.

Cuidados com os motores a diesel devem ser maiores

3.Abasteça em locais de confiança

Se você tem um veículo a diesel, é fundamental que tenha cuidados na hora de abastecer. Uma dica é que você tente abastecer sempre no mesmo posto e que faça um controle de quilometragem. Ou seja, na hora de abastecer, peça para o responsável do local preencher a quilometragem do veículo. Assim você terá um maior controle e terá como reclamar no caso de ter problemas com um diesel contaminado.

A troca do óleo lubrificante evita atritos entre as partes sólidas do motor. Além disso, ele é responsável pela limpeza e manutenção da temperatura do motor. Trabalhando com a linha completa de óleos lubrificantes e filtros de óleo, além de contar com uma equipe de profissionais qualificados e experientes prontos para atendê-lo.