A presença de água misturada ao óleo lubrificante do carro é um problema gravíssimo!

Uma trinca no cabeçote ou no bloco e a junta de cabeçote queimada podem ser os causadores da presença de água no motor do seu carro. Mas como saber que isso está acontecendo?
É simples, ao verificar o nível de óleo do seu veículo, quando puxar a vareta medidora, ao invés do óleo vir escuro, quase negro, se ele vier esbranquiçado, e o que é pior, com umas “bolinhas”, que devem ser da água, pode saber que isso é um problema, provavelmente tem água misturada no óleo do seu carro. A presença da água no óleo pode fundir o motor do carro, ou seja, se isso acontecer, leve o carro com urgência para a oficina para verificar como isso aconteceu.

Um diagnóstico correto é importante para que um problema que pode ser resolvido de uma forma simples não acabe virando uma dor de cabeça. É importante entender que a troca de peças essenciais para um bom funcionamento do carro é muito importante, bem como a manutenção periódica do sistema.

Óleo misturado com água do radiador

Isso ocorre porque, enquanto o óleo serve para lubrificar todas as partes móveis do motor, o líquido de arrefecimento supostamente resfria o motor, que normalmente gera calor em altas temperaturas quando está em funcionamento. Um motor de veículo é projetado de tal forma que ele tenha uma tampa superior que deveria cobrir todo o motor.

A cabeça do cilindro, que também faz parte do sistema de refrigeração, fica no bloco do motor, a estrutura que abriga os cilindros ou câmaras de combustão. A cabeça do cilindro também forma o teto das câmaras de combustão. Entre a cabeça do motor e o bloco do motor está a junta da cabeça do cilindro, que será o foco da nossa discussão.

A junta da cabeça do cilindro veda a cabeça do cilindro, que aloja as válvulas do motor na parte superior do motor, e o bloco do motor, que também aloja os pistões e os eixos de manivelas na parte inferior.

O bloco do motor tem duas redes de canais diferentes perfuradas, uma direcionando o óleo do motor para onde é necessário e a outra fazendo o mesmo para o líquido de arrefecimento / água no sistema de arrefecimento do motor.

Durante o desenvolvimento inicial do motor de combustão interna, uma fina folha chamada junta da cabeça do cilindro foi introduzida nela. Sua finalidade era vedar os cilindros para garantir máxima compressão e evitar vazamento de líquido refrigerante ou óleo do motor nos cilindros; como tal, é a aplicação de vedação mais crítica em qualquer motor e, como parte da câmara de combustão, compartilha os mesmos requisitos de resistência que outros componentes da câmara de combustão.

Sempre que for descoberto óleo no líquido de arrefecimento do motor ao inspecionar o tanque de reabastecimento do radiador, notará que o líquido de arrefecimento formou uma cor leitosa. É uma ocorrência bastante ruim quando os dois se misturam e normalmente significa que a gaxeta não funcionou conforme necessário, criando um vazamento interno que poderia facilmente danificar o motor.