Saiba quando a troca do lubrificante é necessária e qual é o prazo ideal
O câmbio do carro também utiliza óleo lubrificante, que tem como função primordial reduzir o atrito e, dessa forma, preservar as peças móveis do desgaste. No entanto, existem algumas peculiaridades que exigem atenção do proprietário, que detalhamos a seguir.
Câmbio manual
Os Mesmos possuem um tipo de Óleo “Lifetime”. Dessa forma, somente é necessário a substituição do lubrificante se ocorrer algum vazamento ou em caso de reparo. Por isso, fique sempre de olho se o carro apresenta perda de óleo e confira no manual do proprietário o prazo recomendado para realizar a verificação periódica do nível do lubrificante.
Câmbio Automático
Os câmbios automáticos, em geral, necessitam de substituição periódica do óleo. A transmissão automática utiliza discos de fricção imersos em óleo, além do conversor de torque, que usa óleo em seu interior. O atrito por escorregamento pode provocar a contaminação do óleo por fragmentos, daí a necessidade de substituição.
A periodicidade das trocas varia bastante, conforme a especificação do lubrificante e também da construção do sistema. Há desde recomendações para trocas a cada determinada quilometragem ou tempo, como o óleo do motor, como a indicação de substituição apenas se for constatada necessidade nas verificações periódicas.
Troca de Câmbio Automático na Só Óleo
No mercado, a substituição ou complementação do óleo do câmbio automático varia de acordo com a marca ou fabricante da transmissão. Alguns dispensam trocas e outro necessitam de complementação periódica. Neste caso sempre aconselhamos a troca do fluído pois o mesmo evita futuros problemas no sistema. Aqui na Só Óleo fazemos a troca utilizando a Máquina Total ATF que oferece uma série de vantagens na hora da troca garantindo o menor custo benefício.
Confira: